quinta-feira, 8 de março de 2012

Rio + 20


 
Fernanda da Costa Guimarães

Entre os dias 20 e 22 de junho deste ano, líderes dos 193 Estados que fazem parte da ONU, além de representantes de vários setores da Organização, se reunirão para discutir como podemos melhorar o nosso planeta para as gerações futuras.

A ideia da realização desta Conferência no Brasil foi do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, em 2007, fez a proposta para ONU. A reunião acontecerá no Rio de Janeiro, exatamente 20 anos depois de outra conferencia internacional que tinha objetivos muito semelhantes: a Eco 92, também promovida pela ONU, na capital fluminense, para debater meios possíveis de desenvolvimento sem desrespeitar o meio ambiente.

O Evento (Eco 92) rendeu a criação de vários documentos importantes – como a Agenda 21, a Carta da Terra e as Convenções de Clima e da Diversidade Biológica –, além de ter consagrado uma menina de 12 anos: a canadense Severn Cullis-Suzuki, fundadora do movimento Environmental Children's Organization (ECO), que ficou marcada na historia da Eco 92. Em discurso, a menina pediu aos adultos mais respeito pelo mundo que eles deixariam pra ela e para as futuras gerações.

Vinte anos depois, a Rio + 20 reunirá os lideres de todo o mundo para fazer um balanço do que foi feito nas ultimas duas décadas e discutir novas maneiras de recuperar os estragos que já fizemos no planeta, sem deixar de progredir. No mesmo período da reunião oficial, o Rio de Janeiro sediará, também, a Cúpula dos Povos, um evento que contará com debates, palestras e uma porção de outras atividades sobre os mesmos temas da conferencia da ONU, mas que serão promovidos por grupos da sociedade civil, como ONGs e empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário